domingo, 16 de dezembro de 2012

[Resenha #22] As Vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky

Algumas pessoas poderiam dizer que o simples ato de se confidenciar com um outro indivíduo é o que se precisa para perder algo muito valioso: privacidade. Entretanto, quando um jovem colegial resolve contar aventuras passadas ao lado de pessoas, inacreditavelmente reais, para um total estranho; bem, percebemos que há muito o que se ganhar com desabafos e confidências; principalmente, notoriedade - a confirmação de que as pessoas se importam com você. Conheçam a vida de Charlie, protagonista da fantástica e verossímil obra de Stephen Chbosky; mergulhem em seu mundo e tentem voltar à superfície sem nenhuma mudança.

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

 A principal marca de Vantagens de ser Invisível encontra-se em seu paradoxo narrativo; enquanto nos movemos por uma história pesada e melancólica, temos as inocência e a pureza de Charlie conquistando a afeição do leitor e transformando a leitura a cada momento. É uma constante brincadeira feita às emoções do leitor - os meio sorrisos tristes e a onipresente agonia latejante no peito, são apenas exemplos da confusão emocional na qual o leitor acabará por se ver enredado. Esteja preparado para se pegar lembrando dos melhores momentos que você já teve junto de seus amigos verdadeiros e do porquê essas pessoas serem tão necessárias em sua vida.

Penso que Charlie foi um personagem difícil de ser feito, mereceu um bom estudo. Entrar na mente de um jovem detentor de uma introspecção severa e de um emocional deturpado exige um processo criativo tremendo. Para ser sincero, terminei o livro sem saber muita coisa sobre Charlie; em alguns momentos desconfiava de uma possível debilidade mental; em outras, emocional. A grande verdade é que Charlie não foi criado para ser compreendido - bem como Capitu não foi criada por Machado para ser culpada ou inocente - e sim para ser um mero canal entre o leitor e a reflexão.

(STEPHEN CHBOSKY)
O livro está destinado a ser marcado como um clássico Juvenil; apesar de seu cenário e tempo serem limitados e possivelmente esquecíveis, o mesmo não acontece com sua essência, inteligentemente atemporal. Afinal, clássicos surgem da capacidade de mover e causar os mesmos impactos a dois leitores que distem décadas ou séculos. As Vantagens de ser invisível conseguirá deixar um nó na garganta de seus filhos e netos.

O ar nostálgico dos anos 80/90 dado ao livro é um presente a parte,todos os elementos apresentados é uma volta à época e é a formula perfeita para conquistar um público mais velho. As referências musicais são incríveis, impecavelmente selecionadas de um acervo que merece ser ouvido e aprendido pela geração dos anos 2000.

A forma epistolar, gênero apresentado em forma de cartas, na qual é produzida a obra confere a ela uma maior capacidade de conquistar o leitor através de um contato tão intimo com o protagonista. São nessas cartas que Charlie coloca seus medos, suas conquistas, seus demônios, suas alegrias e suas derrotas. O protagonista está longe de ser maduro, mesmo que a escrita mostre justamente o contrário; fato este que me faz admirar ainda mais o trabalho de Chbosky. Porém, o ritmo mais pacato e tranquilo que a obra possui  pode desagradar leitores que procurem uma leitura mais característica do Juvenil atual.

Eu costumo rotular a qualidade da leitura através dos ensinamentos que consigo angariar com a leitura; Vantagens me presenteou com uma frase enigmática e profunda, na qual é cabível para centenas de situações e sentimentos -  por acaso você já chegou a se sentir Infinito? Seria esta uma expressão que representa a pura alegria ou, quem sabe, a pura solidão?

Criar personagens é um ato fácil de ser executado, entretanto são poucos os que conseguem embutir nessas criações humanidade e essência. Características estas que, conforme a intensidade com que são sentidas pelo leitor, ditam o intervalo entre o Esquecível e o Perpétuo. Chbosky trouxe a vida Charlie, um garoto - como tantos presentes em nossas realidade - que será difícil de ser esquecido.

A adaptação cinematográfica que ganhou o mesmo título do livro chegou aos cinemas brasileiros no meio deste segundo semestre, mesmo que de uma forma tímida, conseguiu ter seus destaques na mídia. O Filme consegue captar uma grande parte da essência do livro - talvez pelo fato do diretor do longa ser o próprio autor: Chbosky - e consegue conferir o mesmo misto de emoções ao telespectador. Além de ter sido a constatação de que Emma Watson (Harry Potter) e Logan Lerman (Percy Jackson e o Ladrão de Raios) também conseguem interpretar heróis em uma história sem magia ou deuses.Posso dizer que o filme foi impressionante e me cativou o suficiente para entrar em minha lista de filmes favoritos (daquele que se vê várias vezes sem cansar). O trailer você pode conferir logo abaixo; e para quem também não conseguir tirar a música que acompanha as imagens da cabeça, procurem pela ótima banda "Imagine Dragons", que dão muito mais vida ao drama de Charlie com "It's time"


A Editora Rocco teve um péssimo timing com a edição do livro; afinal, ele esteve esgotado por quase todo o primeiro semestre de 2012 - época em que o filme começava a ganhar força e, possivelmente, renderia bons números de compras de exemplares. Apesar disso, depois que consegui o meu - depois de muito correr atrás - posso dizer que a edição é bem simples, com uma capa bem sóbria (digna do título) e as terríveis páginas brancas são um acompanhamento desnecessário; entretanto, a edição não apresentou muitos erros e mesmo com uma diagramação simples proporcionou uma ótima leitura.

Posso concluir dizendo que As Vantagens de ser invisível é um livro profundamente existencialista, introspectivo e subjetivo. É um espelho colocado à frente das lembranças colegiais do leitor - cabendo a ele encarar a jornada proposta de encontrar a simetria entre a vivência de Charlie e a sua.Após a leitura, creio que muitos darão mais valor aos momentos que lhes proporcionem o sentimento de sentirem-se infinitos.  

Título: As Vantagens de ser Invisível      AutorStephen Chbosky  
Editora: Rocco
Notas: |Enredo: 10/10 | Edição: 07/10Entusiasmo:10/10| 

11 comentários:

  1. Olá Lucas, quando tempo não?
    Sem dúvida você não poderia ter voltado desse hiatus de um jeito melhor se não com a resenha de As Vantagens de ser Invisível, livro que considero único e dolorosamente real.
    Gostei bastante da sua resenha e, na verdade, a sua foi a primeira resenha que li de Vantagens que não se deixou levar totalmente pelo lado emocional. A minha resenha dele, inclusive, foi quase que totalmente emocional.
    Não que este lado não esteja presente aí, pois está claro, mas também gostei de perceber esse meio que estudo que você fez com o livro.
    Inclusive, o ponto levantado de que Charlie não é um personagem para ser compreendido, juntamente com a comparação a Capitu foi sensacional. Nunca havia pensado dessa forma, mas de fato, você tem toda razão, mesmo que quanto a doença do Charlie a coisa fique um pouco mais clara depois de ter visto o filme, que tive a oportunidade de ver apenas na última quinta-feira e também veio a se tornar um dos meus filmes favoritos. Chorava como uma criança ao final.
    Não vou me alongar muito aqui apesar de ainda ter muito o que falar. Seja bem-vindo de volta. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Will!
      Obrigado pela segunda boas vindas! hahaha
      Pra falar a verdade, a minha vontade incontrolável de ler o livro partiu da sua resenha. rss
      Fui pesquisar o livro e acabei ficando louco com a história.
      Fico feliz que pude dar uma nova perspectiva sobre Charlie a você.
      Obrigado pelo apoio!

      Abraços,
      Lucas

      Excluir
  2. Quero muito ler esse livro o tema e um pouco delicado dependendo do ponto de vista, mas com certeza garante um pouco de diversão.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos temas de "As Vantagens são delicados, mas são eles que deixam a leitura ainda mais interessante. Levantar alguns tabus e fazer o leitor refletir é o que torna o livro tão precioso. Espero que você possa algum dia lê-lo e descobrir o quão fantástica a história é!

      Abraços,
      Lucas

      Excluir
  3. Ah, a Rocco me faz sair do sério de vez em quando. Além de deixar o livro indisponível, fazem aquelas edições horríveis de página branca, isso sem citar os preços absurdos...
    Sou MUITO curiosa pra ler esse livro! Fui na feira do livro aqui da minha cidade especialmente pra comprar mas estava esgotado :/ Depois disso estou só adiando, adiando...
    Confesso que não sou muito fã de narrativa em cartas, e-mails e coisas do tipo, mas isso não está diminuindo a minha curiosidade, haha :)
    A resenha está muito bem feita, parabéns!
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar que os preços são impraticáveis. Apesar disso, parece que depois de uma ação da blogosfera literária os preços estão começando a serem mais acessíveis - mesmo Vantagens atualmente está com um preço de mercado bom. Vantagens foi um dos livros mais difíceis de se encontrar hahaha, sugiro que você compre pela internet ;]
      Também não sou fã deste tipo de gênero, mas caiu muito bem para a história - quase me fez querer procurar outros livros no mesmo estilo rss

      Abraços,
      Lucas

      Excluir
  4. o que primeiramente me chamou atenção no filme foi a Emma Watson e o ator que interpreta Percy Jackson (não sei o nome dele), mas depois de ler a resenha, me interessou bastante o conteúdo tanto do filme, como do livro

    ResponderExcluir
  5. Há alguns meses eu tinha visto o trailer do filme, sem saber muito sobre ele. Mas pelo fato de a Emma Watson trabalhar nele. Posso dizer que me encantou. Fiquei bastante curioso. Até na época procurei para ver se tinha disponível online, mas só sairia em novembro. Passou novembro e ainda não assisti, talvez pelo fato de querer ler o livro primeiro.

    Gostei muito da resenha, e espero sua visita lá no blog também.
    Abraço,
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quando vi o trailer do filme, o que primeiro me chamou a atenção foi de a Emma Watson estar nele. Então começei a procurar saber mais da história e fiquei sabendo que tinha o livro.
    Ainda não consegui ler a obra e nem ver o filme, mais to muito curioso por ambos, ainda mais depois dessa sua ótima resenha!
    Parabéns,
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Iara, Lucas e Thales: Praticamente todo mundo que passou a procurar mais sobre Vantagens foi porque ficaram curiosos ao ver esse "Crossover" de atores do universo literário juvenil. rss
    Espero que algum dia vocês possam conseguir conferir o livro, não sei se consegui passar tudo que senti com ele aí na resenha, acredito que foi muito mais. O filme também foi sensacional, é uma boa pedida para quem não está muito afim de ler um livro do gênero de cartas ;]

    Abraços,
    Lucas

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha (ainda não tive a oportunidade de ler, só assisti o filme), mas achei muito boa a sua colocação, como já apontaram antes, sobre ser um personagem para ser compreendido!
    Parabéns, tanto pela resenha quanto pela forma de escrever!

    Abraço,
    Kerolin

    ResponderExcluir