sexta-feira, 24 de agosto de 2012

[Resenha #16] Lilac, de Deise C. Müller

Em um mundo literário que em breve será invadido pelos livros YA* eróticos, Deise Müller encontrou o momento certo para entregar aos leitores uma obra que, além de incrível, soube entregar conteúdo: Lilac.


"Lilin, uma succubus ambiciosa, tenta aniquilar Lúcifer. E como punição, é enviada a Terra e destituída de seus poderes. Transformada em feiticeira, Lilin assume vários consortes e começa um plano para reinar sobre os seis clãs dos feiticeiros. Meg cresceu acreditando ter herdado habilidades mágicas de sua tataravó feiticeira. Abandonada ainda bebê pela mãe, seu pai tenta fazer com que ela e sua irmã se interessem pela arte oculta, porém a última coisa que uma adolescente quer é aprender feitiços com sangue de galinha e adagas afiadas. Entretanto, quando Lauren, sua irmã, é assaltada e baleada, e Lucas seus ex-namorado, desaparece misteriosamente Meg se arrepende de não seguir os conselhos do pai.Meg retorna à cidade onde cresceu, para se afastar da dor do passado e da acusação nos olhos do pai. Seu passado, no entanto, não está disposto a deixá-la em paz. Craft, o suspeito inicial no desaparecimento de Lucas, acaba sendo o rei do clã Domovoi, o mais poderoso dos clãs, e sua única esperança de escapar de seu caçador, e da escuridão na qual seu coração se afundou. Mas quando sobreviver pode significar ser um receptáculo ambulante para um demônio que planeja destruir tudo o que você ama, e morrer significa destruir o coração daqueles que te amam, o que fazer? Um demônio banido… Uma linhagem condenada… E uma atração inevitável. O amor realmente supera tudo?"
Quando comecei a ler Lilac,logos nas primeiras páginas, tenho que confessar, pensei que seria um livro sem propósito algum apelando basicamente para o sexo em suas páginas. Estava completamente enganado. O livro é muito mais do que algumas cenas eróticas Deise construiu uma trama única, com personagens verdadeiramente carismáticos, daqueles que são difíceis de se encontrar na leitura YA atual. A feitiçaria, aqui, é vista de um ângulo aristocrático, com muitos elementos novos e criativos que atraem o leitor para uma nova aventura original com magia. Só que desta vez os feiticeiros são "só um pouco" mais pervertidos do que o garoto que sobreviveu e seus colegas.  

Lilac impressiona por ser uma obra chamativa, empolgante de ser lida. A cada acontecimento, o leitor é sobrepujado pela vontade terrível de saber: "o que há depois?". São muitos acontecimentos e tramas secundárias, é um livro completo e que, por incrível que pareça, ainda nos oferecerá uma continuação.

Megan é uma heroína muito diferente do habitual. Ela não é a já batida donzela em perigo. Indo para as raias do pieguismo: ela não é a caça, e sim a mais feroz caçadora. Assim que descobri as origens reais de Meg entendi de onde partia tanta luxúria. Deise conseguiu construir uma protagonista forte e feminina com a maestria que poucos demonstram ter.

Por mais que as cenas entre Craft e Megan fossem cada vez mais intensas no decorrer do livro, a transição de postura em relação a outras personagens era dada de forma natural. Lilac consegue te mostrar que um romance erótico não precisa ser raso, que ele pode demonstrar um conteúdo maduro de muitas outras formas além do sexo.

Como não gargalhar com as cenas de Delion e Meg? A dupla certamente foi o grande destaque do livro ao meu ver, os diálogos eram inteligentes e o decorrer da ação era pintada de forma extremamente divertida. Pegando este gancho: os diálogos foram uma grande surpresa, eles eram muito bem escritos e era perceptível a distinção de personalidade de cada personagem em suas falas. Deise também nos apresenta a própria trilha sonora do livro em comentário sutis durante algumas cenas (encontre uma dica no fim deste post)

(Deise C. Müller)
A narrativa de Müller é bem dinâmica, alucinante eu diria - ela te faz sempre pedir por mais uma página, sempre nos provocando com novos acontecimentos. Além disso, nos faz respirar aliviados: é notável através da autora a imensa capacidade e talento dos autores nacionais. Nossa literatura fantástica tem se solidificado cada vez mais graças a cada um deles.

Os pontos fracos ficam por conta apenas de alguns deslizes pequenos demais que - é, eu sei, sou um chato - não passou por mim. Seja personagem masculino ou feminino, toda expressão de gratidão era dada por um "Obrigada"; isto me fazia desligar um pouco do personagem e enxergar a autora ali. Outro ponto a se ressaltar foram os momentos um pouco além do cabíveis, como cenas de uma "apressada" despedida dramática terminando com uma "rapidinha", por mais que a cena tenha sido muito bem construída, deixou aquela sensação de filme pornô classe B.

Eu gostaria de parabenizar quem quer que tenha sido o responsável pela revisão desta edição. São poucos os livros nacionais que conseguem ter tão poucos erros de gramática, ortografia e concordância. Foi um alívio perceber que tinha em mãos um trabalho completamente profissional. A diagramação é simples, com uma capa que faz jus ao nome da obra. Papel de boa qualidade e letras no tamanho certo. Lilac é a prova de que autores nacionais podem sim conseguir o mesmo respeito e atenção que os internacionais.

Portanto, Lilac é um livro que deveria ser lido por aqueles que não tem nenhuma neura em encontrar cenas  bem diferentes dos romances puros e castos dos livros adolescentes habituais. O público se impressionará em encontrar tanto erotismo enredado em uma trama extremamente empolgante. Cuidado para não julgar Lilac erroneamente: estes feiticeiros não vão até escolas de magia, a "escola" deles é outra.

*nota:  YA - Young Adult (Juvenil)


Título: Lilac      AutorDeise C. Müller     
EditoraNovo Século
Notas: |Enredo: 08/10 | Edição: 07/10Entusiasmo:09/10| 

9 comentários:

  1. Eu to lendo e gostando muito.
    E concordo com cada palavra da sua resenha. Pelo menos até onde li dá pra resumir bem minha impressão baseada nela .
    Parabens! A resenha tá perfeita!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  2. Hey, vim divulgar meu blog. Posto textos originais, fragmentos e contos meus, e eventualmente comentários sobre livros e contos que ando lendo. Espero que gostes dos meus textos originais >.< Até agora tem pouca coisa, mas em breve posto mais.

    Li algumas de suas resenhas e adoraria que você opinasse sobre meus textos. Seria realmente muito legal para poder melhorar eles no futuro =D

    http://un-cafe-a-clichy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Lucas! Obrigada pela resenha linda! É um prazer ler seus trabalhos, sempre tão profissionais.
    Me emocionei com a comparação a HP rs ainda mais por ser a segunda pessoa que a faz.

    Fiquei admirada com a visão geral da história que você teve. Adorei os comentários e as críticas construtivas.

    Lilac foi feito sob emoções. Eu não fazia ideia de que seria publicado e o projeto inteiro foi uma forma de me distrair enquanto me recuperava do meu acidente de moto. Apesar dos seus elogios quanto a revisão, eu fiquei um pouquinho triste com o trabalho, pois confiei muito na editora para corrigir esses erros como o OBRIGADA rs, coisas que quando se está escrevendo, passa sem que a gente note.

    Os tropeções trazem a experiência rs, hoje sei que um texto precisa ser muito bem revisado pelo autor antes que o trabalho seja dado a outro.

    Quanto ao excesso que você cita ali na cena de despedida, concordo totalmente com você. Silver, a continuação de Lilac, está bem mais dosado e as cenas com mais propósitos que as de Lilac.

    Primeiro livro é assim mesmo, cheio de OPS rs, prática leva a perfeição rs.

    Um ENORME abraço, mais uma vez, obrigada pelo belo trabalho com a resenha.

    Um grande beijo para todos os apanhadores de história.

    Me sigam no twitter @deisemuller
    e acompanhem as novidades na FP: http://www.facebook.com/serielilac

    ResponderExcluir
  4. É ótimo ler uma resenha tão bem construída, Que sabe ressaltar a incrível obra que "Lilac" é, sem ignorar aquilo que passou do ponto.

    E saber que a Deise utilizar as críticas construtivas para nos entregar "Silver" da melhor maneira possível, só prova a dedicação da autora.

    Não canso de repetir isso, e vou falar aqui também, a Deise mostrou que a literatura nacional também pode nos tirar o fôlego e aumentar a ansiedade para o próximo volume de uma série, da maneira que apenas a literatura estrangeira tinha conseguido!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, não li o livro ainda, mas pretendo ler muito em breve, tomara que não demore muito para sair a continuação, já que tem sido uma obra muito bem citada.

    Vou acreditar mais nas obras nacionais!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha! Não conhecia o blog, vim por indicação da Deise.
    Voltarei mais vezes, é claro!
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Essa foi a melhor resanha de Lilac que eu li até agora e concordo com tudo o que você disse. E o bom do livro também é que não tem aqueles triangulos amoros e entediantes, isso foi um dos pontos forte que eu gostei em Lilac e parabéns pelo blog é super legal.
    beijos Mônica

    ResponderExcluir
  8. esse foi o melhor livro q eu ja li em toda a minha vida
    sabe quando um livro fala com você
    foi exatamente o que aconteceu comigo
    eu adorei e adoraria que tivesse contiação
    mas se por um acaso tiver (continuação) me fala ok!
    te adoro
    bjs xau xau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau Luana! Hoje é dia de vcs me emocionarem! Obrigada pelo carinho! É imensamente gratificante ler comentários assim e saber que, de alguma forma, toquei a vida das pessoas.

      Haverá continuação SIM! Silver, o segundo volume da série já está no forno. A previsão é terminar em Darkness, o terceiro volume, e depois começar o spin-off, mas isso só saberemos quando eu estiver escrevendo Darkness.

      Me procura no face, adoraria falar com vc.

      Abraços!

      http://www.facebook.com/deise.muller.5

      Excluir