sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Novels: O caminho contrário das adaptações

Uma parte muito interessante da literatura são as conhecidas novels que, para quem não sabe, são livros que fazem o caminho contrário ao da adaptações cinematográficas e virtuais. Neles encontramos justamente o mundo de um filme, de uma série ou de um jogo de videogame. É um ramo do mercado literário muito lucrativo, pois já possui um público consolidados através de outras mídias e tem crescido de uma forma bem interessante atualmente. Conheçam agora alguns títulos:


Assassin's Creed
Adaptação do jogo homônimo, traz a história que encontramos nos videogames recontada pela escrita intrigante de Oliver Bowden. O terceiro livro da série já se encontra traduzido para o português. A franquia no videogame é uma das mais rentáveis atualmente. Fique com a sinopse do primeiro livro e algumas cenas dos jogos:
" Traído pelas famílias que governam as cidades-estado italianas, um jovem embarca em uma jornada épica em busca de vingança. Para erradicar a corrupção e restaurar a honra de sua família, ele irá aprender a Arte dos Assassinos. Ao longo do caminho, Ezio terá de contar com a sabedoria de grandes mentores, como Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel, sabendo que sua sobrevivência depende inteiramente de sua perícia e habilidade. Assim começa uma épica história de poder, vingança e conspiração. "





Uncharted

Nathan Drake é um dos personagens mais conceituados dos eletrônicos atuais. Concebido como um caçador de recompensas irreverente, faz a alegria de seus criadores por ser tão lucrativo. A editora Saraiva lançou a primeira novel no começo deste ano, provavelmente também querendo entrar nessa festa.
"O arqueólogo Luka Hzujak, especialista em labirintos mitológicos, acaba de ser assassinado. Seu corpo, esquartejado, é encontrado dentro de uma mala numa estação de Nova York. Para descobrir quem fez isso a um de seus melhores amigos, Victor Sullivan, um amante de charutos que dedica sua vida a “aquisições praticamente impossíveis de antiguidades”, pede ajuda ao caçador de tesouros Nathan Drake, seu pupilo e companheiro de peripécias. Junto com Jada, a filha do arqueólogo morto, Sully e Drake vão enfrentar a maior aventura de suas vidas. Seguindo as pistas e orientados pelas anotações do diário de Luka, eles descobrem que a solução do crime está ligada aos labirintos da antiguidade e seus mistérios – entre eles, o de Knossos, que abrigava o Minotauro, na ilha de Creta. Enquanto viajam pelo mundo, dos Estados Unidos para o Egito e a Grécia, Drake e seus amigos percebem que não estão sozinhos. Atraído pela lenda de que os labirintos antigos guardavam tesouros, um empresário ganancioso está disposto a fazer de tudo para chegar primeiro, ao mesmo tempo em que uma misteriosa legião de encapuzados quer impedi-los de descobrir que a chave do mistério está, na verdade, no Quarto Labirinto, que, além de ouro e prata, pode guardar um segredo que deixará o mundo assombrado. Baseado em Uncharted, uma das séries de videogame mais aclamadas do mundo, O quarto labirinto é um livro com tanta ação e reviravoltas quanto as melhores aventuras de Nathan Drake no Playstation 3."





Série "Nikki Heat"
Único lvro da lista que não teve lançamento nacional. Decidi inseri-lo na lista por ser uma peça de marketing sensacional para a série de sucesso "Castle". A série Nikki Heat é nada menos do que os famosos livros que fizeram Richard Castle, personagem de Nathan Fillion (Firefly), rico e famoso. Em um ótimo movimento a rede de TV norte-americana ABC tem lançado a série de livros policiais para os fãs do seriado como se Richard Castle fosse realmente um autor real.
Heat Wave, primeiro volume da série policial, conta história de Nikki Heat uma policial sedutora e bem capacitada que se envolve em um caso de estranho assassinatos.A graça não esta na originalidade (ou na falta dela) do livro, mas sim no fato de provavelmente encontrarmos traços da perosnalidade de Castle na escrita e também vermos o quão parecida é a sua criação com a sua parceira policial, detetive Kate Becket.





Battlefield
Sucesso nos games, a série Battlefield teve seu primeiro livro publicado no Brasil.O game é bem similar ao seu concorrente Call of Duty, mas segue por um caminho diferente, prezando mais pelo realismo e simulação de operações militares reais. Foi escrito Escrito pela dupla Andy McNab e Peter Grimsdale, o livro é totalmente inspirado pelo game Battlefield 3.
"Em "Battelfild 3" o russo , os caminhos de Dima Mayaskovsky e do sargento americano Blackburn se cruzam na missão de salvar Nova York e Paris da perigosa ameaça de explosões nucleares. Baseado na franquia "Battlefield", o romance recria a aventura e ação do game, ao mesmo tempo que mergulha na mente de personagens já conhecidos. E tece suas motivações, passsado, sonhos, segredos e lealdades."









Resident Evil
Minha primeira Novel. Como vocês podem ver, na data que este post está indo ao ar me encontro nos momentos finais do livro. Foi, em parte, responsabilidade dele o fato de eu estar escrevendo esta lista neste momento. A narrativa tem sido bem interessante, para quem o jogou o game é praticamente uma sessão de nostalgia em forma de livro. Lembram daquela pérola maravilhosa que era a introdução do jogo feita no formato live action? Pois bem! Cada frame daquilo é contado também no livro...caramba, isso é uma relíquia!Bem.. é... Vale a penas dar uma conferida. O primeiro título (da série inédita no Brasil) foi recentemente lançado pela editora Newpop.
"Raccoon City: uma comunidade remota nas montanhas é subitamente vítima de uma série de assassinatos grotescos, que parecem estar ligados à floresta que cerca a cidade. Rumores bizarros começam a se espalhar, descrevendo ataques de criaturas violentas, algumas humanas... E outras não! As vítimas parecem ter sido parcialmente devoradas. No epicentro dessas mortes está a sombria mansão que pertence à misteriosa Corporação Umbrella. Durante anos a Umbrella tem conduzido, dentro da propriedade, pesquisas genéticas de alto custo e sem supervisão.Foi enviado para investigar os estranhos acontecimentos o S.T.A.R.S., uma unidade militar formada por uma variedade de especialistas: o malandro Chris Redfield, a ex-ladra Jill Valentine, o atirador de elite Barry Burton e o enigmático líder de equipe, Albert Wesker. Junto com os outros membros do S.T.A.R.S., ele tem boas razões para considerar-se preparado para qualquer coisa. Mas o que se revela quando os S.T.A.R.S. adentram pelas portas da mansão é o mais puro terror, muito além dos seus piores pesadelos: criaturas que desafiam as leis da vida e da morte, resultado de experimentos proibidos que saíram desastrosamente errados. Por trás de tudo isso está uma conspiração tão grande e suja em seus planos que os S.T.A.R.S. serão traídos por eles próprios, para assegurar que o mundo nunca descubra os segredos da Umbrella. E se alguém sobreviver... Irá com certeza invejar aqueles que morreram."





Buffy
Deus, como eu sinto falta desta caçadora! Por ter sido um ícone dos anos 2000, Buffy, a caça-vampiro, também rendeu uma passagem da adolescente desbocada e seus amigos nas páginas de livros. Já encontrei o título a venda no Brasil traduzido. É uma boa pedida para relembra um clássico que faz muita falta.
"Quando a população feminina de Sunnydale começa a manifestar todo o seu poder, esse movimento parece ser apenas uma expressão normal da luta por igualdade entre os sexos. Afinal, o fato de uma garota querer entrar no time de basquete masculino não significa um perigo iminente.Mas, a partir do momento em que alguns rapazes começam a agir como fantoches, sem qualquer poder, e aparecem mortos, Buffy Summers percebe que a ação das mulheres chegou a um auge fervoroso - e provavelmente sobrenatural.A Caça-Vampiros é a única capaz de ver claramente tudo o que está envolvido na grande batalha entre os sexos. Seus amigos - incluindo Giles - caem no feitiço das musas malignas que vagueiam pela escola. Até mesmo os vampiros locais estão agindo de forma estranha.Sozinha em sua busca por respostas, Buffy precisa descobrir quem está por trás desse movimento sinistro... antes que a revlução feminina vá longe demais."







The O.C.
É isso aí... "California here we come"! O seriado adolescente que fez muitos fãs se suicidarem de indignação há alguns anos atrás também teve sua chance de mostrar a vida em Orange County nas páginas de um livro. Creio que assisti dois episódios do seriados naquelas dublagens pimponas do SBT, mas vi o sofrimento de quem acompanhava a série no fim de sua terceira temporada, lembro muito bem do estado de alguns amigos após aquilo... Bem, acho que a novel é para aqueles momentos de fossa, no mínimo. Confiram:
"Orange Country é um paraíso na Califórnia onde tudo aparenta ser extremamente perfeito. Porém, por trás dessa superfície idealizada, mundos são desconstruídos e segredos vêm à tona. "The O C. - O Forasteiro" é uma história de relacionamento entre pais e filhos, maridos e esposas e o amadurecimento de três jovens de personalidades bem diferentes.Ryan, Melissa, Seth e todos os personagens e conflitos da série mais badalada da TV se encontram nesse livro, para alegria dos fãs e de todos que gostam de uma comovente e divertida história."

3 comentários:

  1. Adoro a série Assassin's Creed! Já li os dois primeiros da série! é tudo de bom! É uma verdadeira viagem por Roma durante o Império!!!

    Abraço,
    Lucas
    http://ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente ameeeeeeeeeeeei esse post.Parabéns!!
    Estou doidinha atrás desse livro do the o.c,esse da Buffy já achei em um sebo,junto com um do Angel(uma série que eu também gostava muito),Buffy também virou jogo.E esse assassin's creed é fantástico assim que eu puder vou ler os livros.Beijos!!

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu li o primeiro livro do Assassin's Creed e, sinceramente, não gostei. Eu gostei da história, mas não acho que o autor a tenha desenvolvido mtu bem, não gostei da escrita dele =|

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir