domingo, 3 de junho de 2012

[Seriadores anônimos #01] - Policiais, futuro distópico, espartilho


Bem vindos ao Seriadores anônimos! Coluna semanal aqui n'O Apanhador onde direi a vocês quais foram as séries que vi pela semana. Contarei um pouco do episódio e, lógico, não deixarei de dar algumas opiniões (isso não pode faltar, não é mesmo?). Funcionará praticamente como uma terapia em grupo, irei lançar meus deslizes desta semana a vocês, os 45 minutos a menos de sono pra conferir aquele episódio que acabou de sair. Só que aqui não vai ter aquele lance chato de tentar se curar desse nosso vício: Seriados.Então estão convidados pra reunião desta semana (comentem o post e também falem quais séries assistiram  ;] ).
A primeira edição é EUA-free, apenas seriados Canadenses e Britânicos. Contém a minha reação ao episódio de estreia de Continuum, série já discutida aqui no blog. A volta, para alegria geral, da nossa "McNally's Anatomy" - a 3ª temporada de Rookie Blue; e minhas impressões da aristocracia inglesa do início do século XX em Downton Abbey


Continuum | Showcase | 1x01 (Series Premiere) - A Stitch in time


Neste primeiro episódio nos é apresentado um futuro comandado pelas grandes corporações, em contraposição a elas está uma organização terrorista conhecida como Liberat (pelos outdoors logo no conheço creio que a grafia é "Liber8"). Após um atentado de proporções inimagináveis, os principais integrantes da organização são presos e condenados a morte. Porém, no momento da execução, algo dá errado e os 8 prisioneiros conseguem através de um dispositivo abrirem uma fenda no tempo. Kiera, nossa protagonista com o cargo de "Protetora" (espécie de policial), tenta impedi-los e acaba sugada pelo vortex temporal. Os 9 viajantes caem no ano de 2012; os membros da Liber8 tem em mente causar uma revolução para que o futuro deles seja bem diferente e Kiera agora tem a tarefa de detê-los, com a ajuda de Alec Sadler, criador da tecnologia que revolucionou o futuro mas que no presente é apenas um adolescente gênio da informática; e também do detetive Carlos Fonnegra o qual pensa que Kiera é uma Detetive especialista em gangues de Portland.A protetora agora tem a tarefa de descobrir um meio de voltar para casa e impedir a Liber8 de causar uma guerra.  


Opinião:É isso aí minha gente, a primeira série Sci-Fi que vou realmente acompanhar! Não digo que foi brilhante, pois não foi. Entretanto, superou minha expectativa (que já estava bem alta).Achei os efeitos especiais muito bem empregados, inteligentes e bem interessantes. Faltou pouco para ultrapassar a barreira do exagero, mas conseguiram se controlar. Vai ser interessante ver mais dessa tecnologia em ação, gosto de ver a criatividade do pessoal em relação ao que teremos no futuro. Continuum vale a pena sim! Interessantíssimo o gancho deixado no final do primeiro episódio, espero que o enredo não se enrole com as idas e vindas do presente e do futuro.




Rookie Blue| Global | 3x01 - The first day of the rest of your life
Rookie Blue voltou em grande estilo, corriam boatos que a série teria uma terceira e última temporada pois a ABC havia cansado da série. Bem, acho que eles iram reconsiderar depois desta premiere ter batido um índice de audiência que não era alcançado desde agosto de 2010. Esta volta me lembrou muito a temporada em que nossos internos de Greys Anatomy se graduam como Residentes. Não ver mais Andy, Chris, Gail, Nash e Epstein como Rookies está um pouco difícil, mas a verdade é que eles já fazem parte da família da 15ª Divisão. O episódio agradou muito, não tivemos um dramalhão em cima da relação de Andy e Sam (Ainda bem) e tudo foi tratado com muita leveza e naturalidade (estava com medo que a série perdesse muito de seu brilho ao destacar os dois), o caso foi bem construído e consegui interligar bem toda a divisão. Foi um daqueles clássicos "criança desaparecida há anos com síndrome de Estocolmo", mas tudo bem. Foi leve, divertiu e deixou muitos ganchos pra temporada. Ah sim! Tivemos a introdução de um novo Rookie - Collins - que parece ter algum passado com Gail...é a Lexie Grey da temporada (Desculpa, não consigo falar de Rookie Blue sem comparar com Greys, é uma mania, eu sei). Enfim, fico feliz que a série tenha voltado com fôlego e espero que isto dure pela summer season inteira. Sim, já estou pensando na quarta temporada.

Downton Abbey| ITV | 1x01 - Episode one 



Pois é, muitos seriadores poderão estar me crucificando neste exato momento por nunca ter visto esta série, que já figura como a maior audiência contemporânea da terra da Rainha. Porém, admito que nunca tive muita atração pelo seriado, até esta semana. Naqueles momentos de puro tédio que todos nós temos ao procurar algo de útil na televisão me surpreendi com a programação do canal Globosat. Eu sou daqueles que sempre se surpreende por ver uma série que nunca imaginou na televisão brasileira; e lá estava ela - Downton Abbey. Não tive tanta sorte, acabei pegando o meio do segundo episódio (talvez por uma semana de diferença não tenha conseguido acompanhar o piloto) e aquilo simplesmente prendeu minha atenção, não consegui dormir - e Deus sabe que horas eram, eu precisava dormir! - até terminar o episódio. Por isso decidi que neste inverno de vacas magras (rumo a Fall Season 2012) acompanharia a vida da aristocracia britânica do começo do século XX.

Neste primeiro episódio vemos as vidas contrastantes entre senhores e empregados na enorme propriedade conhecida como Downton Abbey. Vemos que um certo desastre famoso - Titanic - mudou os rumos que a família proprietária de Downton tinha para os seus negócios. O noivo prometido a filha mais velha, Mary, estava na embarcação e não sobreviveu. Downton agora não possui mais um herdeiro legal e isto coloca em risco a influência da família, uma vez que agora devem casar Mary com um desconhecido (O noivo morto era primo de 2º grau de Lorde Grantham, o pai da família).A solução está agora no filho de um primo de 3º grau (isso mesmo).

É muito interessante ver como os costumes da época são diferentes dos nossos atuais. A aversão à eletricidade, a medicina considerada como uma profissão desacreditada, as atitudes de uma sociedade extremamente patriarcal, dentre outros.E quão divertido foi ver Maggie Smith (Minerva McGonagall nos filmes Harry Potter) em um papel totalmente diferente?
 Downton Abbey é uma verdadeira obra prima televisiva, não é a toa que é ganhadora de vários prêmios na Inglaterra e internacionalmente. Só acho que os cortes de cenas são totalmente mal feitos e abruptos, isso é uma questão a qual eu ainda devo me acostumar. Entretanto, é uma série que todo seriador deveria colocar em sua lista.

4 comentários:

  1. Ultimamente, meus dias estão tão corridos. A muito tempo não estou acompanhado minhas séries queridas. Adorei as dicas, especialmente, Continuum, parece muito bom!
    Bjão!
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esta série, como acabei vindo parar no seu blog pelo Skoob acho que vai gostar dessa informação: conhecido pelo trabalho na premiada série Downton Abbey, Brian Percival acaba de assinar contrato para levar para os cinemas uma versão do livro "A Menina que Roubava Livros". É só esperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Que ótima notícia!
      Acredito que ele fará um ótimo trabalho! Eu ainda preciso ler "A menina que roubava livros", todos me recomendam muito (e eu sei que vou gostar).O livro deu uma passada aqui em casa por causa de um empréstimo mas só deu tempo da minha mãe ler. Vou ver se consigo uma nova oportunidade pra lê-lo ;]

      Excluir
  3. Oi Lucas!
    Até agora vi os dois primeiro episódio de Continuum e achei bem interessante. Também achei que faltou pouco para ultrapassar a barreira do exagero, mas conseguiram se conter. Os efeitos especiais também são bem empregados,o que fez a série ganhar pontos. Espero que ela só melhore a partir de agora, principalmente nesse tempo de vacas magras.
    Não acompanho Rookie Blue, então vou pular para a minha "queridinha" do momento, Downton Abbey! *_*
    Acho que faz agora um mês que terminei de ver a 2º temporada. Como você bem deve saber esse tempo de vacas magras é super complicado. Então, estava eu sem nada para assistir e decidi dar uma chance a Downton Abbey, só por causa da Maggie Smith mesmo. E em um único episódio já estava completamente envolvido com a história e apaixonado pela série. Não imaginava que iria gostar tanto dela, acabei assistindo as duas temporadas em uma semana e estou incrivelmente ansioso pela terceira agora.
    Abraço! o/

    ResponderExcluir